O Chocolate Amargo pode ser um aliado no seu Bom Humor?

Estudo em 2019 avaliou 13.626 adultos dos EUA e demonstrou que pessoas tiveram 70% menos chances de relatar depressão quando comeram chocolate amargo (>65%) nas últimas 24 horas .

O consumo de chocolate dos participantes foi avaliado em relação aos seus escores no Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), que avalia sintomas depressivos.

Para quem pensa que a partir de agora você deve comer uma barra de chocolate amargo para alcançar esses efeitos antidepressivos no estudo os consumidores de comiam apenas 12 gramas por dia(cerca de 2 tabletes).

O chocolate ao leite embora o favoritos do mundo todo não demonstraram benefícios na melhora do humor embora seja muito consumido em momentos de tristeza!

Existem vários mecanismos que podem explicar os supostos efeitos antidepressivos do chocolate rico em cacau:

1. Cafeína e teobromina. Eles atuam como estimulantes da adenosina que possui efeitos rápidos na energia e cognição. O cacau é a principal fonte de teobromina, enquanto a cafeína é encontrada em muitos alimentos.

2. Flavanois. Nutrientes neuroprotetores ricos no chocolate amargo. Eles também são encontrados em vinho tinto, bagas, maçãs, frutas cítricas e chás verdes e pretos, todos alimentos associados a melhorias no humor e na cognição.

3. N-aciletanolaminas. É um ácido graxo análogo da anandamida, um canabinóide endógeno com efeitos de reduzir ansiedade e aumentar o estado de euforia(alegria).

4. Feniletilamina. Uma monoamina natural que aumenta a liberação de noradrenalina, dopamina e acetilcolina.


O alimento que ingerimos influencia nos estados de humor. Quando comemos muito ficamos cansados, sonolentos e quando comemos poucos ficamos irritados( a maioria).

A influência da alimentação na saúde mental é muito maior do que conhecemos e a cada dia que passa novas evidências surgem. Boa semana a todos!


1. Jackson SE, Smith L, Firth J, et al. Is there a relationship between chocolate consumption and symptoms of depression? A cross-sectional survey of 13,626 US adults.Depress Anxiety. 2019 Jul 29 [Epub ahead of print].

2. Veronese N, Demurtas J, Celotto S, et al. Is chocolate consumption associated with health outcomes? An umbrella review of systematic reviews and meta-analyses.Clin Nutr. 2019;38:1101-1108


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo